Projeto de Lei Ordinária nº 13 de 2013

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Projeto de Lei Ordinária

Ano

2013

Número

13

Data de Apresentação

15/04/2013

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

     

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Normal

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

     

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    DISCIPLINA AS NOMEAÇÕES PARA CARGOS EM COMISSÃO E FUNÇÕES GRATIFICADAS NO ÂMBITO DOS ÓRGÃOS DO PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

    Indexação

    ART. 1º - ESTA LEI DENOMINADA “LEI DA FICHA LIMPA
    MUNICIPAL”, ESTABELECE CRITÉRIO PARA O PROVIMENTO DE CARGOS DE COMISSÃO E
    FUNÇÕES GRATIFICADAS COM O INTUITO DE PROTEGER A MORALIDADE ADMINISTRATIVA,
    EVITAR O ABUSO DE PODER ECONÔMICO E POLÍTICO, APLICANDO-SE DE FORMA
    COMPLEMENTAR AOS DEMAIS CRITÉRIOS GERAIS E ESPECIAIS DE PROVIMENTO
    ESTABELECIDOS NAS LEGISLAÇÕES, MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL.
    ART. 2º - FICA VEDADA A NOMEAÇÃO PARA CARGOS EM COMISSÃO
    OU FUNÇÃO GRATIFICADA, NO ÂMBITO DOS ÓRGÃOS DO PODER EXECUTIVO E
    LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE PIRAÍ, DE CIDADÃOS ENQUADRADOS NAS SEGUINTES
    HIPÓTESES.:
    I – OS QUE TENHAM CONTRA SI JULGADA PROCEDENTE REPRESENTAÇÃO FORMULADA
    PERANTE A JUSTIÇA ELEITORAL, EM DECISÃO TRANSITADA EM JULGADO OU PROFERIDA
    POR ÓRGÃO COLEGIADO, EM PROCESSO DE APURAÇÃO DE ABUSO DO PODER
    ECONÔMICO OU POLÍTICO DESDE A DECISÃO ATÉ O TRANSCURSO DO PRAZO DE 8 (OITO)
    ANOS;
    II – OS CONDENADOS, EM DECISÃO TRANSITADA EM JULGADO OU PROFERIDA POR
    ÓRGÃO JUDICIAL COLEGIADO, DESDE A CONDENAÇÃO ATÉ O TRANSCURSO DO PRAZO DE 8
    (OITO) ANOS APÓS O CUMPRIMENTO DA PENA, PELOS CRIMES:
    A) CONTRA A ECONOMIA POPULAR, A FÉ PÚBLICA, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E
    O PATRIMÔNIO PÚBLICO;
    B) CONTRA O PATRIMÔNIO PRIVADO, O SISTEMA FINANCEIRO, O MERCADO DE
    CAPITAIS E OS PREVISTOS NA LEI QUE REGULA A FALÊNCIA;
    C) CONTRA O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE PÚBLICA;
    D) ELEITORAIS, PARA OS QUAIS A LEI COMINE PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE;
    E) DE ABUSO DE AUTORIDADE, NOS CASOS EM QUE HOUVER CONDENAÇÃO À
    PERDA DO CARGO OU À INABILITAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DE FUNÇÃO
    PÚBLICA;
    F) DE LAVAGEM OU OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES;
    G) DE TRÁFICO DE ENTORPECENTES E DROGAS AFINS, RACISMO, TORTURA,
    TERRORISMO E HEDIONDOS;
    H) DE REDUÇÃO À CONDIÇÃO ANÁLOGA À DE ESCRAVO;
    I) CONTRA A VIDA E A DIGNIDADE SEXUAL;
    J) PRATICADOS POR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, QUADRILHA OU BANDO;
    III – OS DECLARADOS INDIGNOS DO OFICIALATO, OU COM ELES INCOMPATÍVEIS, PELO
    PRAZO DE 8 (OITO) ANOS;
    IV – OS DETENTOS DE CARGO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU
    FUNDACIONAL, QUE BENEFICIAREM A SI OU A TERCEIROS, PELO ABUSO DO PODER
    ECONÔMICO OU POLÍTICO QUE FOREM CONDENADOS EM DECISÃO TRANSITADA EM
    JULGADO OU PROFERIDA POR ÓRGÃO JUDICIAL COLEGIADO, DESDE A DECISÃO ATÉ O
    TRANSCURSO DO PRAZO DE 8 (OITO) ANOS;
    V – OS CONDENADOS, EM DECISÃO TRANSITADO EM JULGADO PROFERIDA POR ÓRGÃOS
    COLEGIADOS DA JUSTIÇA ELEITORAL, POR CORRUPÇÃO ELEITORAL, POR CAPTAÇÃO ILÍCITA
    DE SUFRÁGIO POR DOAÇÃO, CAPTAÇÃO OU GASTOS ILÍCITOS DE RECURSOS DE
    CAMPANHA OU POR CONDUTA VEDADA AOS AGENTES PÚBLICOS EM CAMPANHAS
    ELEITORAIS QUE IMPLIQUEM CASSAÇÃO DO REGISTRO OU DO DIPLOMA, DESDE A
    DECISÃO ATÉ O TRANSCURSO DO PRAZO DE 8 (OITO) ANOS;
    VI – OS QUE FOREM CONDENADOS À SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS, EM
    DECISÃO TRANSITADA EM JULGADO OU PROFERIDA POR ÓRGÃO JUDICIAL COLEGIADO, POR
    ATO DOLOSO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA QUE IMPORTE LESÃO AO PATRIMÔNIO
    PÚBLICO E ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, DESDE A CONDENAÇÃO OU O TRÂNSITO EM
    JULGADO ATÉ O TRANSCURSO DO PRAZO DE 8 (OITO) ANOS APÓS O CUMPRIMENTO DA
    PENA;
    VII – OS QUE FOREM EXCLUÍDOS DO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, POR DECISÃO
    SANCIONATÓRIA DO ÓRGÃO PROFISSIONAL COMPETENTE EM DECORRÊNCIA DE INFRAÇÃO
    ÉTICO-PROFISSIONAL, PELO PRAZO DE 8 (OITO) ANOS, SALVO SE O ATO HOUVER SIDO
    SUSPENSO OU ANULADO PELO PODER JUDICIÁRIO;
    VIII – OS QUE FOREM DEMITIDOS DO SERVIÇO PÚBLICO EM DECORRÊNCIA DE
    PROCESSO ADMINISTRATIVO OU JUDICIAL, PELO PRAZO DE 8 (OITO) ANOS, CONTADO DA
    DECISÃO, SALVO SE O ATO HOUVER SIDO SUSPENSO OU ANULADO PELO PODER
    JUDICIÁRIO OU PELA PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO;
    IX – OS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO QUE FOREM APOSENTADOS
    COMPULSORIAMENTE POR DECISÃO SANCIONATÓRIA, E QUE TENHAM PERDIDO O CARGO
    POR SENTENÇA OU QUE TENHAM PEDIDO EXONERAÇÃO OU APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA
    NA PENDÊNCIA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR, PELO PRAZO DE 8 (OITO)
    ANOS.
    PARÁGRAFO ÚNICO – A VEDAÇÃO PREVISTA NO INCISO II DO ARTIGO ANTECEDENTE NÃO
    SE APLICA AOS CRIMES CULPOSOS, ÀQUELES DEFINIDOS EM LEI COMO DE MENOR
    POTENCIAL OFENSIVO, NEM AOS CRIMES DE AÇÃO PENAL PRIVADA.
    ART. 3° - TODOS OS ATOS EFETUADOS EM DESOBEDIÊNCIA ÀS
    VEDAÇÕES PREVISTAS NESTA LEI SERÃO CONSIDERADOS NULOS A PARTIR DA ENTRADA EM
    VIGOR DESTA LEI.
    ART. 4° - CABERÁ AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E AO PODER
    LEGISLATIVO, DE FORMA INDIVIDUALIZADA, A FISCALIZAÇÃO DE SEUS ATOS EM
    OBEDIÊNCIA A PRESENTE LEI, COM A POSSIBILIDADE DE REQUERER AOS ÓRGÃOS
    COMPETENTES INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS QUE ENTENDEREM NECESSÁRIOS PARA O
    CUMPRIMENTO DE SUAS DISPOSIÇÕES.
    ART. 5° - O NOMEADO OU DESIGNADO PARA CARGO EM COMISSÃO OU
    FUNÇÃO GRATIFICADA, OBRIGATORIAMENTE ANTES DA INVESTIDURA, TERÁ CIÊNCIA DAS
    RESTRIÇÕES AQUI PREVISTAS, DEVENDO DECLARAR, POR ESCRITO, SOB AS PENAS DA LEI,
    NÃO SE ENCONTRAR INSERIDO NAS VEDAÇÕES DO ART. I.
    ART. 6° - AS AUTORIDADES COMPETENTES, DENTRO DO PRAZO DE 90
    (NOVENTA) DIAS, CONTADOS DA PUBLICAÇÃO DA LEI, PROMOVERÃO A EXONERAÇÃO
    DOS OCUPANTES DE CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO OU FUNÇÃO GRATIFICADA
    QUE SE ENQUADREM NAS SITUAÇÕES PREVISTAS NO ART. 1° SOB PENA E
    RESPONSABILIDADE.
    PARÁGRAFO ÚNICO – OS ATOS DE EXONERAÇÃO PRODUZIRÃO EFEITOS A CONTAR DE SUAS
    RESPECTIVAS PUBLICAÇÕES.
    ART. 7° - AS DENÚNCIAS DE DESCUMPRIMENTO DA PRESENTE LEI
    PODERÃO SER FORMULADAS POR QUALQUER PESSOA, POR ESCRITO OU FORMALMENTE,
    CASO EM QUE DEVERÃO SER REDUZIDAS A TERMO, SENDO VEDADO, TODAVIA, O
    ANONIMATO.
    I – A DENÚNCIA DEVERÁ SER PROCESSADA MESMO SE VIER DESACOMPANHADA DE
    PROVA OU INDICAÇÃO DA FORMA COMO OBTÊ-LA, NÃO PODENDO SER DESCONSIDERADA
    EM QUALQUER HIPÓTESE, SALVO QUANDO DEMONSTRADA DE PLANO SUA
    INVERACIDADE, OU QUANDO DE MÁ FÉ O DENUNCIANTE;
    II – ENCAMINHADA A DENÚNCIA PARA FUNCIONÁRIO INCOMPETENTE PARA CONHECÊLA,
    ESTA SERÁ IMEDIATAMENTE ENVIADA PARA AUTORIDADE COMPETENTE, SOB PENA
    DE RESPONSABILIDADE;
    III – A AUTORIDADE QUE NÃO TOMAR AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS OU, DE QUALQUER
    FORMA, FRUSTRAR A APLICAÇÃO DAS DISPOSIÇÕES DA PRESENTE LEI RESPONDERÁ PELO
    ATO NA FORMA DA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL.
    ART. 8° - A APURAÇÃO ADMINISTRATIVA A QUE SE REFERE O ART. 7°,
    NÃO EXCLUIRÁ A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DAS AUTORIDADES POLICIAIS E
    DEMAIS LEGITIMADOS PARA O QUESTIONAMENTO DO ATO RESPECTIVO.
    ART. 9° - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
    JUSTIFICATIVA :
    O PRESENTE PROJETO DE LEI ESTENDE AS REGRAS DA LEI DA FICHA
    LIMPA AOS CARGOS COMISSIONADOS E FUNÇÕES GRATIFICADAS NO ÂMBITO DA
    ADMINISTRAÇÃO DIRETA, AUTÁRQUICA E FUNDACIONAL DO PODER EXECUTIVO
    MUNICIPAL E DO PODER LEGISLATIVO. O CIDADÃO, PARA INGRESSAR NO SERVIÇO
    PÚBLICO COMO CARGO DE CONFIANÇA DOS POLÍTICOS QUE ESTÃO NO PODER, NÃO
    PODERÁ TER CONDENAÇÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA JUDICIAL, DESAPROVAÇÃO DE
    CONTAS OU QUALQUER OUTRO PROBLEMA PREVISTO NA LEI COMPLEMENTAR 64/1990
    E SUAS ALTERAÇÕES, INCLUSIVE A LC 135/2010, QUE JÁ INSTITUIU O “FICHA LIMPA”
    NACIONAL, ESPECIFICAMENTE PARA POLÍTICOS.
    A LEI FICHA LIMPA REVELOU-SE COMO EXEMPLO DO EXERCÍCIO DA
    CIDADANIA NA MEDIDA EM QUE DEMONSTROU A INSATISFAÇÃO DO POVO COM A
    PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM CONDENAÇÕES JUDICIAIS NA GESTÃO DE CARGOS
    PÚBLICOS. DESSA FORMA, ENTENDE O SIGNATÁRIO COMO LEGÍTIMA A UTILIZAÇÃO DOS
    MESMOS CRITÉRIOS EM ÂMBITO MUNICIPAL PARA EVITAR O ACESSO DOS CHAMADOS
    “FICHAS SUJAS” AOS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO.
    A RESTRIÇÃO DEVERÁ ATINGIR PESSOAS QUE, POR EXEMPLO, ALMEJAM
    OCUPAR OS CARGOS DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS, ORDENADORES DE DESPESAS,
    DIRETORES DE EMPRESAS MUNICIPAIS, SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA,
    FUNDAÇÕES E AUTARQUIAS DO MUNICÍPIO, DEMAIS CARGOS EM COMISSÃO DO PODER
    EXECUTIVO E OS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DO PODER LEGISLATIVO.
    A INOVAÇÃO É A OBRIGAÇÃO DO PODER EXECUTIVO E DO PODER
    LEGISLATIVO, EXIGIR DOS NOMEADOS PARA O EXERCÍCIO DOS CARGOS EM COMISSÃO
    A COMPROVAÇÃO QUE DETEM AS CONDIÇÕES DE EXERCÍCIO DA ATIVIDADE, OU SEJA,
    QUE NÃO PESA SOBRE ELES NENHUMA DAS CAUSAS DE INELEGIBILIDADE. ESSA
    CONDIÇÃO DEVERÁ SER RENOVADA A CADA INÍCIO DE MANDATO OU QUANDO DAS
    SUBSTITUIÇÕES DE PESSOAS NOS REFERIDOS CARGOS EM COMISSÃO. DESTACAMOS
    QUE O PROJETO ALCANÇA NÃO SOMENTE SITUAÇÕES FUTURAS MAS TAMBÉM OS
    SERVIDORES E AGENTES PÚBLICOS E POLÍTICOS QUE JÁ SE ENCONTRAM EM EXERCÍCIO.
    TRATA-SE DE UM PASSO PARA PROTEGER A PROBIDADE ADMINISTRATIVA
    E A MORALIDADE NO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES PÚBLICAS. FACE AO EXPOSTO, CONTA O
    SIGNATÁRIO COM A COLABORAÇÃO DOS NOBRES PARES PARA APROVAÇÃO DA MATÉRIA.
    SALA DAS SESSÕES, 15 DE ABRIL DE 2013.
    MOACIR GONÇASVES DA ROCHA JUNIOR
    - VEREADOR -

    Observação