MOÇÃO Nº 23/2005
Os Vereadores que esta subscrevem vêm apresentar u’a "Moção de Profundo Pesar" pelo falecimento do Presidente Nacional do PSB, Deputado Federal Miguel Arraes, ocorrido em Recife-PE, no dia 13 de agosto do corrente ano.
Nascido em 15 de dezembro de 1916, em Araripe-CE, Arraes teve forte atuação na política regional pernambucana. Foi para o Rio de Janeiro, estudou Direito em 1932. Iniciou sua vida pública em 1947, indicado para a Chefia da Secretaria da Fazenda Pernambucana pelo ex-Presidente do IAA-Instituto do Açúcar e do Álcool.
Apesar de ser cearense, Arraes constituiu sua carreira política em Pernambuco, onde elegeu-se para cargos no Legislativo e Executivo. Foi Deputado Estadual e Governador do Estado de Pernambuco por três vezes. Em seu primeiro mandato como Governador, foi deposto pela ditadura militar. Exilou-se na Argélia, em 1965, e só retornou ao Brasil quatorze anos depois, beneficiado pela Lei da Anistia. Já foi eleito três vezes Deputado Federal.
"A morte de Miguel Arraes é uma enorme perda para o povo brasileiro, pela ausência de um companheiro que, com experiência, sabedoria e capacidade de resistência, fará muita falta no trabalho em favor da justiça social em nosso país."
Homens como ele nos fazem entender que o importante na luta é a convicção de ideais e a busca incessante pelo cumprimento daquilo em que acreditamos. Torna-se ainda mais penosa a perda de Arraes no momento político que atravessamos. Sua presença sempre foi referencial para a ética entre os homens públicos.
Conscientes de que palavras pouco dizem, em momentos como este, apresentamos a solidariedade no sentimento da dor.
Que da presente se dê ciência ao partido PSB e à família enlutada.
SALA DAS SESSÕES, em 16 de agosto de 2005.
Carla De’ Carli
Antonio Esmeraldo Neto
-Vereadores-